Reality show convoca cidadãos para contribuir para um país melhor

Objetivo do IpopBrasil é produzir projetos de Lei de Iniciativa Popular que serão levados ao Congresso Nacional

O IpopBrasil, primeiro reality show de política com pessoas comuns exibido pela internet, coloca o formato à serviço de uma causa nobre: a democracia. No programa, os participantes são pessoas engajadas em contribuir para um país melhor e não só com a própria fama. Cidadãos que passam por uma série de desafios para amadurecer as propostas. Vivem a realidade de perto, viajam o país, estudam casos e recebem cursos.

O público também tem papel relevante, decidindo desde a seleção dos participantes até quais equipes irão para a grande final para levar o projeto ao Congresso Nacional.

Como funciona

Priorização

Na etapa atual ocorre, no site do reality show, a votação do tema que as pessoas julgam ser o mais importante.

Seleção

Após a definição do tema, será o momento de definir os participantes. Qualquer pessoa acima de 16 anos pode gravar um vídeo com uma proposta, Os 20 vídeos mais visualizados são os escolhidos e o júri organiza, então, cinco equipes, misturando pessoas de estados, formações e idades diversas.

Competição

As 20 pessoas que tiverem os projetos mais curtidos formarão equipes para dar início ao reality show. Será possível acompanhar a melhoria do projeto semanalmente. A cada duas semanas, uma equipe é eliminada.

Grande final

As duas equipes finalistas têm um desafio: coletar o maior número de assinaturas em cinco unidades federativas para transformar a sua ideia em um projeto de lei de Iniciativa Popular que será levado ao Congresso Nacional.

Participe

Acesse o site do programa para saber mais e dê a sua contribuição para financiar o projeto.

Realizadores

O projeto conta com a participação do juiz Márlon Reis, articulador do Ficha Limpa e da Reforma Política Democrática; do presidente da Associação Brasileira de Ciência Política, Leonardo Avritzer; do promotor de justiça Edson de Castro; da jovem Izabela Correa, do Projeto Brasil; e da socióloga e doutora pela USP Isabelle Anchieta (idealizadora do projeto).

Faça seu comentário